Esta semana em especial me chamou a atenção a quantidade de jornalistas que escreveram sobre a monotonia da ultima corrida em Monza, talves para quem somente assistiu pela televisão possa ter sido, quem assisitiu vendo a cronometragem oficial da Formula 1 pela Internet tenho certeza que se divertiu mais. Como todos sabem o autodromo de Monza é o mais rapido dos circuitos onde corre a Formula 1, o natural é que em um autodromo de alta velocidade o acerto dos carros sejam feito utilizando-se pouca asa de forma a diminuir o arrasto aerodinamico dos carros e portanto torna-los mais rapido nos trechos de reta, nesse final de semana o acerto do carro de Jenson Button tinha diferenças visiveis , e corretamente apontadas por Reginaldo Leme (o arauto do automobilismo Brasileiro), essas diferenças causavam reações bastante interessantes, se lembrarmos do que ocorreu durante a corrida, podia-se notar que o Fernando Alonso com sua Ferrari não conseguia ultrapassar o Jenson Button de forma alguma, conseguiu somente com a parada no Box, durante a corrida não se via outra coisa senão eles chegarem na freada da chincane juntos, contornarem e ai o espectador teria que esperar a volta inteira para ver se eles conseguia novamente na freada ultrapassar, realmente por esse ponto de vista a corrida foi massante.
Contudo vejam só alguns detalhes que realmente mudam este estado de coisas, como todos sabem a cronometragem oficial sempre divide os autodromos em 3 partes, Monza esta da seguinte maneira (veja o site ao lado ) http://www.formula1.com/races/in_detail/italy_837/ , ai voces podem notar o seguinte, o trecho 1 pontilhado em amarelo vai da linha de chegada até a Variante Della Roggia, portanto compreendendo metade da Reta da Tribuna, a primeira chincane e o curvão que é feito de "pé no porão", o trecho 2 vai da Variante Della Roggia até 50 m antes da Variante Ascari, o ponto importante deste trecho é que ali estão as "duas de lesmo" como falam os Italianos ou seja a 1a. e a 2a. de Lesmo, estas duas curvas exigem um bom equilibrio do carro e portanto o ideal é que estejam com mais asa especificamente para elas, o terceiro trecho vai da Variante Ascari até a linha de chegada e tem como ponto importante a curva Parabólica, muito dificil de fazer, sem tangencia, dozando o acelerador na entrada e cravando o pé no restante dela, uma classica curva onde se faz no "sacrificio", sacrifica-se a entrada e o contorno para previlegiar a saida lembrando um pouco a saudosa curva 3 do autodromo de Interlagos antigo, concluindo este ponto do autodromo é extremamente importante para se ganhar tempo em toda a reta. Muito bem, este é o autodromo de Monza, o que ocorreu diante de tudo isso foi algo muito interessante, o Britanico Jeson Button resolveu correr com o carro mais "carregado de asa" o que comprometia os trechos de alta velocidade porem o tornava rapido nas duas de lesmo, para melhorar nas retas ele usou o duto frontal da MacLaren para dar uma "ajudazinha", o restante dos pilotos, incluindo os dois da Ferrari preferiram correr com pouca asa, vale lembrar que um carro com pouca asa acaba naturalmente consumindo mais pneu pois acaba escorregando mais nas curvas, quem acompanhou pela cronometragem viu um espetáculo aparte e pode inclusive notar quando os pneus dos carros iam se acabando. Tudo se inicia na largada, forçando muito o Button consegue pular de segundo para primeiro com o Alonso e o Massa no seu encalço, dai por diante iria funcionar de forma perfeita a estratégia do piloto da MacLaren, ele vinha com os caras "engatados na caixa de cambio" , porem ele contornava as duas de Lesmo muito rapido abrindo frente o suficiente para mante-los a uma distancia segura até a freada da chicane após a Reta das Tribunas, ai começa novamente a perseguição porem sem sucesso por parte do pessoal da Ferrari. O que podemos ver é que durante o primeiro terço da corrida, e andando de pneus moles, Buttons perdia em média 0,1s no primeiro trecho, ganhava em média 0,5s no segundo trecho e perdia 0,3s em média no terceiro, no final os tempos de voltas dos 3 primeiro eram muito proximo, mas as Ferraris somente conseguiam descontar toda a diferença de volta na freada da Chicane, não conseguiam sair da Parabólica proximos o suficiente para usufruir de sua vantagem na Reta e efetuar a ultrapassagem, esta estratégia do Button só não deu certo porque o Alonso conseguiu um trabalho de Box mais rapido e o ultrapassou.
Jeson Button se mostrou nesta corrida um piloto acertador, experiente e com opinião, correu e portou-se como um verdadeiro campeão, o numero 1 esta em muito boas mãos, o Button subiu muito no meu conceito.
Concluindo, experimentem assistir a corrida com um computador do lado e checando a cronometragem oficial da Formula 1 no site http://www.formula1.com , opção Live Timing, e na proxima corrida com certeza iram se divertir mais.
José Carlos Fernandes Junior
SPONSORED BY
Nenhum comentário:
Postar um comentário