Não é novidade para ninguem as qualidades de piloto do nosso saudoso Ayrton Senna, estou selecionando aqui uma verdadeira pérola, a publicação na integra da carta que Ayrton envio para o seu amigo e Gerente Armando Teixeira, nesta carta Ayrton detalha como foi que conseguiu vencer uma corrida de Formula Ford 2000 valida pelo Campeonato Inglês, sem freios, isso mesmo , sem freios, segue a integra da carta :
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10/04/1982,
Caro Armando,
Recebi o envelope com as cartas prontas ontem pela manhã. Infelizmente não foi possível colocar no correio ontem, pois tive a corrida de Snetterton, desta forma, apenas na terça-feira é que poderei manda-las já que os feriados esticaram o final de semana.
Gostei bastante do papel de carta, ficou excelente, procurei uma caneta diferente para assinar e acho que ficou otimo com a cor dourada.
Estou mandando de volta a carta que mandou, para você ver como ficou.
Estou lhe enviando a carta separada do envelope com os resultados oficiais e revistas porque sendo apenas papeis datilografados e revistas o preço do correio cai pela metade do valor normal que tem uma carta.
Ontem a história foi um pouco diferente, dessa vez não deu para bater recorde, mas deu para ganhar mesmo sem freios !!!!
Durante a semana treinamos aqui em Snetterton mas o tempo estava uma merda, durante o dia chegou a nevar varias vezes, com isso não deu para melhorar o carro. A unica coisa que esperimentamos foi um outro motor, do mesmo preparador, mas era um motor que tinhamos como reserva sem saber se era ou não bom. Ao final do dia de testes com +- 70 voltas, estava virando três décimos abaixo do recorde que é do Tommy do ano anterior. O motor não é bom e resolvi colocar de volta o motor de corrida.
Ontem pela manhã na classificação consegui apenas 4 décimos de segundo abaixo do recorde, mas entrei para os boxes antes mesmo do final da tomada pois era impossível conseguir uma volta livre dado o numero elevado de carros na pista. Sabia que poderia melhorar em muito o tempo mas já era o suficiente para assegurar a pole position.
Alinhamos para o Grid, e tive uma boa largada e já livrei uma vantagem de uns dois segundos ao completar a primeira volta. Ai então veio o inesperado, ao chegar ao final da reta dos boxes encontrei a pista cheia de terra (após a largada houve um acidente), tentei de todas as maneiras segurar o carro mas não deu, sai da pista mas retornei sem rodar, mesmo com esse contratempo mantive a primeira posição. Quando cheguei a curva seguinte e fui então frear, o pedal do freio foi até o batente, mandei-lhe marcha no cambio mas passei reto (era uma curva de 90o.) e não consegui manter o carro na pista, entretanto escapei de um acidente e retornei a pista logo a frente dos outros competidores, era uma coisa inacreditável, de imediato pensei comigo "acabou-se a corrida". Nesta altura estava no retão e em marcha reduzida, fui então ultrapassado pelo Kenny Andrews e o Russel Spence. Pensei rapidamente, e resolvi tentar dar uma volta para ver o que acontecia, a essa altura estava na 3a. colocação (dado o acidente logo após a largada todos os outros competidores tinham se atrasado e isso me ajudou muito pois não fui ultrapassado por mais ninguem).
Percebi ao final da segunda volta que dava para continuar pois Snetterton tem apenas três pontos onde uso o freio e na volta que fiz para experimentar consegui parar o carro no cambio logicamente vindo inclusive mais lento para esses três pontos criticos sendo que o resto do circuito era no embalo, algumas curvas pé em baixo e outras apenas aliviamos um pouco o acelerador.
Pensei comigo "se conseguir manter o 3o. esta ótimo (pontos para o campeonato!). Tudo isso foi o raciocinio que fiz durante uma volta, de repente vi a chance de atacar o Russel Spence e o Kenny Andrews e resolvi tentar. Nesses três pontos onde é necessário o freio eles abriam vantagem, mas nas outras curvas eu conseguia descontar, de qualquer maneira, sempre mantendo uns 30 metros de distancia dos dois, caso eles dessem uma freada inesperada eu teria distancia para diminuir velocidade e desviar. Comecei a pensar então como é que faria para ultrapassa-los (para tal teria que vir colado e ai o risco de bater na traseira deles), resolvi então arriscar e me aproximei do Spence (2o. colocado) e no meio da chicane ele perdeu o controle do carro e começou a rodar mas deu espaço exato para que eu passasse (foi um frio danado na barriga!), com isso subi para a 2o. colocação, na volta seguinte entrei no retão colado no Kenny e o passei durante o mesmo usando o vacuo, só tinha um problema, ao final do retão tinha de diminuir a velocidade bem antes do normal e ele poderia tentar me ultrapassar, usei então um traçado diferente, vim mais para o meio da pista tendendo a vir para a parte interna da pista e assim evitei a ultrapassagem, dali começamos o complexo da pista onde não era necessário o freio e assim livrei uma vantagem e consegui manter um ritmo bom e fui aumentando a vantagem.
Nas condições que estava meu tempo era apenas em média três a quatro décimos de segundo acima do recorde (tempo por volta). Sendo assim estava cerca de um segundo, um segundo e meio mais lento do que poderia fazer se tudo estivesse normal!
Pode parecer impossível, mas o que aconteceu é que na saida que dei da pista alguma pedra bateu na tubulação do freio e cortou o tubo vazando todo o fluido, mais impossivel é o fato de ter guiado 14 voltas sem freio ainda vencendo a prova, a verdade é que mesmo sem freio como já disse eu era apenas 3 ou 4 décimos pior por volta (acima do recorde), o que demonstra que estava indo rapido.
Após o final da prova, todo mundo sabia que eu tive problemas durante a corrida e quando disse que não tinha freio algum o pessoal achou que estava mentindo, então foram no meu carro e colocaram as mãos nos discos de freio e para surpresa deles os discos estavam "gelados", com isso ficou claro que não estava brincando quando disse que não tinha freio algum e o carro ali parado na linha de chegada era a prova, pedal de freio totalmente mole, discos de freio "GELADOS".
A manha toda foi no cambio, usando as marchas reduzia a velocidade, é claro que sempre nos pontos criticos vinha em velocidade bem inferior que o normal porque apenas o câmbio não para o carro.
Foi uma experiência danada e em algumas curvas, quando reduzia o cambio, a roda traseira chegava a travar e nisso o carro entortava como um kart e vinha escorregando de lado na pista, para um kart isso é normal pois só tem freios atrás mas para um carro a coisa é meio complicada.
Tudo isso foi possível por varias razões: primeira delas por ser em Snetterton pista que conheço muito bem (todo o ano passado quase todos os testes de F.F.1600 foram em Snetterton), segundo, é uma pista que como já disse só tem três curvas para frear com um total de oito curvas.
Após a prova uma revisão completa teve início para verificar possíveis danos no carro além da caixa de câmbio e fricção serem totalmente abertos para um check minucioso pois o câmbio sofreu varias pancadas durante toda a prova, afinal de contas passou a ser o novo freio do carro!!!
À noite fomos com toda a equipe comemorar num jantar.
Hoje e amanhã o carro esta sendo preparado para a corrida de segunda-feira em Silverstone.
O Dennis (chefe da equipe) até brincou comigo, para segunda eles estão pensando em outra coisa para "dificultar" um pouco, talvez desliguem a embreagem do motor!
Aquele abração, continuo na segunda-feira após a corrida.
Becão "
Alguns comentários que considero importantes, primeiro dirigir um carro de corridas sem freio é dificil, ganhar a corrida sem freio para mim é algo impossível para meros mortais, outro detalhe, uma coisa é escorregar de traseira com um kart, com um carro de formula onde o piloto, o motor, o cambio e o tanque estão no meio do carro é muito dificil, o carro formula tem reações muito diferentes comparado aos carros de turismo que utilizamos nas ruas, os carros formula tem uma capacidade muito grande de gerar aceleração lateral, eles literalmente grudam no chão, quando eles desgrudam são praticamente arremessados para o lado tornando o ato de controla-los algo praticamente impossivel, isto é fisica pura, para conseguir controlar um formula você tem que estar muito preparado, conhecer muito o carro para poder prever e antecipar a correção para a escorregada, ver alguem como o Ayrton fazer isso fazia parecer facil mas é algo para pilotos diferenciados.
Agora o mais interessante é a força mental, a capacidade de analisar a situação e se reprogramar de tal maneira a vencer, isso com toda certeza era uma das melhores partes dele, a garra, a perseverança, a determinação, a cabeça de vencedor.
Abaixo o traçado do autodromo de Snetterton, Reparem que a reta de chegada agora se chama Senna Straight.
fonte utilizadas:
- Ayrton Senna uma lenda a toda velocidade - Christopher Hilton - Global editora.
- Wikipedea
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Está dificil nascer outro igual ou melhor ,,,,
ResponderExcluirEra de arrepiar ve-lo fazer as magics laps !!!
lhcb
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi José Carlos
ResponderExcluirvocê que curte automobilismo deve gostar de um ronco forte de motor! A GIBA Escapes esta com a promoção "Desconto do Barulho!", você pode ganhar um Noise Changer praticamente de graça! Particpe!
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eu tenho uma carta do ayrton de 1979 com assinatura dele tudo carta esta em otimo estado sabe quem compra....meu imal chininhadalaba@hotmail.com
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