segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Airton Senna – O dia em que a terra parou

Foi muito impressionante o que vimos neste dia, era o sábado do treino de classificação para o GP do Brasil de 1990, estava acontecendo também a reinauguração do autódromo de Interlagos, agora com o nome José Carlos Pace ( excelente homenagem a um dos maiores pilotos Brasileiros de todos os tempos), também estávamos vendo pela primeira vez o novo traçado que encurtava o autódromo pela metade e o transformava em um autódromo de 3ª., (somente para ilustrar, um autódromo de terceira é um autódromo fácil de pilotar, onde praticamente todas as curvas são feitas em 3ª. Marcha, o piloto vem, breca, põe terceira e contorna, diferente de vir, se aproximar, se preparar, entregar a alma a deus e fazer a curva de PÉ NO PORÃO, isso sim é pilotar, este assunto iremos explorar oportunamente), também devemos dar uma nota relevante ao fato de terem destruído a lanchonete que tinha nos boxes e que não era lá grande coisa, mas preparava o inesquecível misto Afonso, aquilo era uma delicia, uma espécie de tortilha com queijo e presunto, hoje não existe mais o misto Afonso. Pois bem, voltando ao sábado da classificação, começou o treino, os pilotos dando o Maximo possível e tentando virar o seu melhor tempo, me lembro que Nelson Piquet corria com o Benetton BT190 projetado por John Barnard e Rory Byrne, um bom chassi mas usando um Ford Cosworth HBA4 (já um Old Dog, denominação de motor velho e confiável) porem distante dos motores Ferrari e Honda, sempre guiando de forma espetacular porrem devido a problemas acabou largando em 13º. e chegando em 6º., mas durante o campeonato se manteve no encalço das imbatíveis MacLarens e Ferraris, em determinado tempo Alan Prost com a Ferrari 641, virou a pole com 1:19 auto, e as coias foram se conduzindo , o treino durava 1 hora e era muito diferente do que ocorre hoje, naquela época o piloto saia quantas vezes quisesse, no momento que quisesse. Eu e meu amigo Nelson estávamos assistindo a tudo isso de um lugar extremamente privilegiado, estamos na casa da Avó de Rubens Barrichello, a convite do meu grande amigo Darcio dos Santos, a casa dela fica vizinha ao autódromo, muro com muro, bem onde era a Curva 2, portanto estávamos de frente para o S do Senna com vista quase que total da reta oposta e do miolo, na verdade perdiamos a vista na decida do lago e somente recuperávamos na saída do curva do S, para melhorar as coisas o Darcio montou uns andaimes para que a gente pudesse ficar mais alto que a arquibancada que estava montada a nossa frente. O treino prosseguia, o que víamos ali eram 3 categorias distintas correndo ao mesmo tempo, Senna e Berger na MacLaren e Prost e Mansel com a Ferrari a 1 segundos do resto, depois Benetton, Tyrrel e Willians e lá para trás a Brabham, Lola, Lotus, Minardi e outras a 1 segundo do pelotão anterior, a luta pela pole se resumia a Prost e Senna. Faltando uns 20 minutos o Airton saiu para virar uma volta, o autódromo veio abaixo, ele virou 1:19 baixo, imediatamente após o Prost saiu e virou 1:19 duro (significa 1:19:00) portanto o Prost estava com a pole, isso faltando uns 15 minutos para acabar, pois bem , o resto da canalhada (outros pilotos) estavam tentando melhorar os seus tempos, e o Airton lá parado, e o tempo passando, e a galera se matando para virar 1:20, e o Airton lá parado, e o Prost com a Pole, bom quando faltavam 3 minutos para fechar os boxes e o treino finalmente ser encerrado o Airton Senna saiu com o MacLaren MP4/5, pneus novos, sem nada de gasolina, preparado para a Flying Lap, passou aquecendo os pneus na frente do publico que literalmente vinha ao delírio, nós no andaime já conhecíamos está estratégia dele que acabou se tornando bastante famosa, sair para virar a pole somente quando não desse mais tempo de recuperação para os rivais, eu peguei o cronometro que havia ganhado do meu pai de amigo secreto e estava pronto, eu queria cronometrar o que estava para acontecer, e o Airton vindo, fez a descida do lago devagar, aquecendo os pneus, o laranjinha, o S , o pinheirinho, o bico de pato ( onde iria acertar o Nakagima na corrida), o mergulho, quando chegou na subida da junção “ele virou o cramulhão” foi nesse momento que a Terra Parou, ele veio muito rápido , literalmente com o PÉ NO PORÃO mesmo, nos no andaime do Darcio nos preparamos, ele abriu a volta literalmente flying, chegou no S do Senna e freou nos 30m, a freada foi tão forte que os discos de freio do MacLaren ficaram incandescentes, ele passou de 6 para 2 sem passar pelas outras marchas e literalmente jogou a “caranga” na primeira perna do esse, a outra perna ele fez em terceira telegrafando o acelerador (telegrafar o acelerador é uma técnica muito utilizada por Kartistas), contornou a curva do sol de pé cravado e subindo as marchas, trepou na zebra na saída da curva do sol com as 4 rodas, quase foi dar no antigo muro do Berger, e entrou na reta oposta literalmente “despejando a cavalaria” do motor Honda RA109E V10, dava para sentir nos ouvidos, nariz e no peito a picardia do motor a “plenum”, de onde estávamos não deu para ter esse nível de detalhes de como ele contornou a descida do lago, laranjinha, S, pinheirinho, bico de pato e mergulho, mas deu para ver uma coisa interessante, nós no andaime estávamos muito habituados a cronometrar os trechos (como é feita na tranmissão pela TV hoje setor1, setor2 e Setor 3) e eu tinha o tempo de todos os pilotos no trecho entre a subida da junção e a linha de chegada, ele meteu 1 segundo na Brabham entre a junção e a linha de chegada, isso é muito tempo, ele fechou a volta em assombrosos 1:17:27, ele meteu 2 segundos no Alain Prost, ai a Terra começou a girar novamente, porque naquele momento, o cara tinha subvertido o tempo, foi incrível, na nossa cronometragem de trecho, entre a entrada do S do sena e a saída da curva do sol que hoje é uma coisa só ele foi 0,8 segundos mais rápido que o Alain Prost, isso é um canyon intransponível.
Foi fantástico, aquilo ficou marcado para sempre, eu gostaria de ter congelado meu cronometro e guardado aquele registro.
Todo Brasileiro espera que apareça um novo Airton, procuram o Airton em todos no Felipe no Rubens em vários, mas não se esqueçam para ter um novo Airton teríamos também que ter uma nova MacLaren MP4/5.


José Carlos Fernandes Junior

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Um comentário:

  1. Amei esta história, apesar de já ter ouvido muitas vezes, mas parece qie vc a enriqueceu em detalhes. Vc é um ótimo contador de histórias. Amei a frase colecionador de amigos, e é a pura verdade no seu caso, te amo neijos mil Re

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